terça-feira, 18 de novembro de 2008

Atividade de TI

1.Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas.
Por que os sistemas de Informação desempenham três papéis vitais nas empresas.
Os processos e operações empresariais,
A tomada de decisão empresarial; e
A vantagem competitiva estratégica

2.Explique o que é E-business. O que é E-comerce? O que são Sistemas Colaborativos?
Pode-se definir e-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados, etc.
E-commerce é o termo em inglês usualmente utilizado para referir-se a comércio eletrônico, ou seja, de uma maneira bastante simples, pode-se definí-lo como sendo a realização de negócios de compra e venda de bens e serviços com a utilização da Internet. O e-commerce é hoje mais que um processo de vendas on-line, é um canal de comercialização complementar às estratégias de mix de marketing das empresas, envolve as diferentes áreas como marketing, logística, infra-estrutura, tecnologia e administração. É um novo desafio para atender o cliente de forma rápida e eficiente.
Sistemas Colaborativos são ferramentas de software utilizadas em redes de computadores para facilitar a execução de trabalhos em grupos. Essas ferramentas devem ser especializadas o bastante, a fim de oferecer aos seus usuários formas de interação, facilitando o controle, a coordenação, a colaboração e a comunicação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, tanto no mesmo local, como em locais geograficamente diferentes e que as formas de interação aconteçam tanto ao mesmo tempo ou em tempos diferentes. Percebe-se com isso que o objetivo dos Sistemas Colaborativos é diminuir as barreiras impostas pelo espaço físico e o tempo

3.Dê exemplos de como o e-business, o e-commerce, ou os sistemas colaborativos nas empresas podem apoiar os processos de atuação de uma empresa, a tomada de decisões administrativas e as estratégias voltadas à vantagem competitiva.
O e-commerce, também conhecido como comercio eletrônico, facilita a vida dos consumidores uma vez que estes não precisam mais sair de casa para adquirir algum bem ou serviço, este beneficio é uma vantagem competitiva, pois vivemos em um mundo globalizado, onde cada vez mais as pessoas tem menos tempo, assim elas nem precisam sair de casa pra comprar, evitam os desgastes dos trânsitos, e economizam tempo.

4.Explique dando um exemplo: “ as pessoas utilizam hardware, software, dados e redes como recursos para efetuar a alimentação, o processamento, a produção, o armazenamento e as atividades de controle que transformam os recursos de dados em produtos de informação”.
Esta frase quer dizer, que um sistema de informação possibilita que as pessoas através de computadores, programas transformam o que seria apenas dados em informações.
Um sistema é um grupo de componentes interrelacionados trabalhando para a obtenção de uma meta comum, recebendo entradas e produzindo resultados num processo de transformação organizado.

5.Forneça exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.
SI Informais
Exemplo: rede de fofocas
SI formais
Divididos em manuais e baseados em computador
Sistemas Manuais
lápis e papel
Sistemas de Informação Baseados em Computador (CBIS)
utiliza a tecnologia de hardware e software para processar e disseminar informação

6.Identifique os diversos desafios que um profissional pode enfrentar na administração do desenvolvimento ético e bem-sucedido e na utilização de tecnologia da informação numa empresa.
Desenvolvimento de produto: projeto e desenvolvimento de produto ou serviço; desenvolvimento de fornecedor; e desenvolvimento de linha de produção.
Cadeia de suprimentos:administração de estoques de matéria-prima; solicitação de suprimentos; recebimento de suprimentos; e realização de pagamento.
Produção: planejamento de produção; logística interna/recurso interno e externo; controle de produção; logística externa/produto acabado; e expedição.
Atendimento a cliente: divulgação de informações sobre produtos e serviços; negociação sobre preços e condições; obtenção de informações sobre necessidades, preferências, perfil etc.; processamento de pedido; distribuição de produtos e serviços; e suporte à utilização de produtos e serviços.

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