sábado, 29 de novembro de 2008

Fatec- ( Faculdade de tecnologia Senai)
3° período: Modulo Logistico
PCP- Planejamento e controle da produção

UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ESTRUTURAS DE PCP,
BASEADAS EM MRP II E NUM SISTEMA HÍBRIDO,
APLICADO A UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Com o surgimento da globalização, os mercados vêm se tornando cada vez mais competitivos. Dentro desse novo contexto, as empresas nacionais precisam melhorar sua eficiência gerencial para manter seu nível de competitividade. As organizações necessitam atender às necessidades e exigências dos clientes; isso é obtido através da redução de custos, aumento da qualidade e redução no tempo de entrega dos pedidos. Para isso, algumas empresas estão estabelecendo como estratégia a adoção de novos sistemas de gerenciamento da produção.
EEntre estes, o que vem se destacando nas organizações são os Sistemas Híbridos de controle da produção. Esses Sistemas são constituídos por técnicas de planejamento que atuam de forma integrada, visando estimular a interação e facilitar a comunicação entre essas técnicas. sistemas híbridos são sistemas de planejamento e controle da produção que tem elementos de mais do que uma lógica bási (JIT, MRP, MRP II, OPT, etc.) trabalhando de forma integrada, de modo que cada ação seja utilizada para oferecer soluções para aquelas subunidades do setor produtivo, para as quais melhor se encaixe.
JIT apresenta várias ferramentas e práticas operacionais, entre outras destacamos: o Sistema Kanban, Nivelamento da produção e o balanceamento.
o Sistema Kanban é um sistema de informação que harmoniosamente controla a fabricação dos produtos necessários, nas quantidades certas e no momento exato de todas as etapas de produção de uma fábrica. Existem dois tipos de cartões Kanban: o de retirada e o de produção.
O MRP II é um sistema que apresenta uma lógica estruturada de planejamento, onde prevê uma seqüência hierárquica de cálculos, verificações e decisões, visando chegar a um plano de produção que seja viável, tanto em termos de disponibilidade de materiais como de capacidade produtiva. Uma ferramenta que possui um grande potencial de aplicação no estudo e na análise do PCP é o mapeamento do fluxode valor. O mapeamento do fluxo de valor é uma ferramenta de diagnóstico, que permite a identificação e posterior eliminação das perdas encontradas nos processos produtivos, as quais terminam onerando os custos de produção . fluxo de material é o movimento de todo material dentro do processo de fabricação, entre ele e seus fornecedores/clientes. O fluxo de informações é o fluxo que diz ao processo: o que, quando e quanto fabricar.
Em contraste ao PCP convencional, surge uma nova estrutura de planejamento e controle da produção dentro da filosofia da produção puxada, onde a última etapa da linha de produção recebe as informações sobre: o que, quanto e quando produzir. Esta etapa é responsável por retirar do processo antecedente, a quantidade necessária de produto no momento adequado, (isto é, ela realiza uma puxada física), resultando na eliminação ou diminuição considerável de estoques. Por funcionar desta maneira, não é necessário distribuir, durante o mês, programações de produção por todo o processo.

A Empresa Fantasia Ltda. é uma multinacional de capital privado, que se dedica a fabricação de alimentos.Por decisão estratégica da empresa seu nome não será revelado nesse trabalho.
Inicialmente, foi analisada a estrutura atual do PCP da Empresa Fantasia Ltda., identificando os níveis estratégicos, táticos e operacionais, assim como, a importância de cada módulo no sistema MRP II adotado pela organização. Em seguida, foi realizado um mapeamento do estado atual, descrevendo-se a linha de tempo, com o objetivo de identificar as principais fontes de perdas. Dentre estas, a principal é o excesso de inventários gerados pela estrutura do MRP II, que promove uma elevação nos custos de produção.
A estrutura do planejamento e controle da produção adotada pela Empresa Fantasia Ltda. foi baseada no MRP II. Esta estrutura é dividida em três níveis: estratégico, tático e operacional. Plano de Negócios Estratégias Plano Mestre de Produção-MPSPlanejamento das Necessidades de Materiais – MRP Planejamento das Necessidades de Capacidade – CRP Compras Controle de Chão de Fábrica Nível Estratégico Nível TáticoNível Operacional .

Nível Estratégico:
Esse nível é composto por dois módulo. O primeiro é denominado de Plano de Negócios, que é um processo de planejamento que trata principalmente de decisões agregadas que requerem visão de longo prazo do negócio. O resultado desse nível é um conjunto de planos coerentes que servirão de metas para os diversos setores da empresa. O segundo módulo é denominado de Plano Mestre de Produção (MPS), que é o responsável por elaborar o plano de produção para cada produto final, ou seja, ele promove a desagregação do plano de longo prazo, de forma que as decisões de curto e médio prazo estejam coerentes com o mesmo.
Nível Tático:
Esse nível é formado dois módulos: Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP) e Planejamento das Necessidades de Capacidade (CRP). Ambos os módulos tem como objetivo, gerar um plano viável e detalhado de produção e compras. O MRP calcula as necessidades de materiais a partir do estabelecimento dos produtos acabados, ou seja, ele determina as quantidades e momentos de liberação e vencimento das ordens de produção. Uma vez verificada a viabilidade em termos de materiais, o plano de produção é inserido no módulo de cálculo de capacidade (CRP). Onde esse, calcula a viabilidade do plano de produção em termos de capacidade de produção. É necessário um processo interativo entre eles, de forma a produzir um plano detalhado de materiais e capacidade de produção.
Nível Operacional:
As informações que foram obtidas no nível tático são inseridas nos dois módulos restantes: Controle de Chão de Fábrica (SFC) e Compras. Eles são os responsáveis por garantir que o plano de materiais detalhado, seja cumprido da forma mais fiel possível. O SFC é o responsável pela sequenciação das ordens, em um dado período de planejamento, e pelo controle da produção propriamente dito no nível de chão de fábrica.
A previsão das vendas da Empresa Fantasia Ltda.. é feita anualmente, com ajustes mensais e trimestrais, e enviada para o departamento de planejamento e controle da produção, que informa semanalmente para cada etapa de produção: o que, quanto e quando produzir. Em seguida, o PCP envia informações aos fornecedores sobre as matérias-primas necessárias para atender a programação, de acordo com as necessidades da fábrica. Os pedidos são enviados trimestralmente e revisados semanalmente.
Analisando a estrutura do PCP na empresa, identificamos que a principal vantagem do sistema MRP II é a sua natureza dinâmica, que permite uma rápida reestruturação dos planos de produção, uma vez que a organização encontra-se em um ambiente altamente competitivo e com demandas instáveis. Entretanto, também existem outras vantagens significativas que são as funções de planejamento de longo e médio prazo e a gestão de materiais.
Por outro lado, apresenta como desvantagens a centralização do sistema e a falta de interação entre as etapas do processo produtivo, resultando como conseqüências, a grande quantidade de inventários na linha de produção. Também apresenta limitações no tratamento das decisões de curto prazo, como nos casos de flutuações de demanda dos clientes, onde a correção das metas produtivas nem sempre é feita em tempo hábil para evitar excessos ou falta de itens. Finalmente a função controle de chão de fábrica é limitada devido a burocratização que é imposta pelo sistema MPR II, isto é, realimentações constantes de informações para o sistema são exigidas, em momentos críticos de produção onde decisões rápidas e precisas são necessárias.


Referencia Bibliográfica :

Bose, Gerald J. , Rao, A. “Implementing JIT With MRP Creates Hybrid Manufacturing Environment”, Industrial Engineering, Norcross; vol. 20, pg. 54-59, Sep 1988.
Corrêa, Henrique L., Gianesi G. e Caon, Mauro. Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRP II/ERP – Conceitos, Uso e Implantação. São Paulo: Atlas, 1997.



(Anexo)
Todos esses trabalhos que tenho feito aqui na fatec tem sido de extrema importância para minha vida no ramo dos negócios.
A excelência dos professores em ministrarem a aula, a confiabilidade dos mesmos nos alunos , a integração de todas as partes envolvidas que permite um maior desenvolto dos alunos criando um ambiente favorável ao aprendizado.
Mas não se esqueçam que tudo isso não adiantaria se não tivéssemos a presença de Deus em nós.

Jovens: Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;
Antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro ; no dia em que tremerem os guardas da casa,os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes as tuas pernas , e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos e se escurecerem os teus olhos na janela.
Vaidade por vaidade, diz o pregador, tudo é vaidade. Lembra-te, o senhor abate a árvore alta, e faz reverdecer a seca. ( Eclesiastes 12: 1,2,3,4,8)

Nenhum comentário: