quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ESTRATÉGIAS DE EMPRESAS BRASILEIRAS PRA ENFRENTAR O NOVO PATAMAR DA CONCORRENCIA GLOBALIZADA

A globalização aumentou as exigências para a internacionalização dos negócios das empresas de tecnologia. Ao mesmo tempo, o atual governo brasileiro elegeu o setor de software como uma das suas prioridades de política industrial. Nesse sentido, nossa proposta é pesquisar as experiências de algumas empresas brasileiras representativas nessa área e como elas encaram o desenho atual dos negócios de software. A pesquisa discute: a percepção da alta gestão sobre as oportunidades; os desafios da internacionalização; principais ações da empresa para a Internacionalização; barreiras e facilidades encontradas para as iniciativas de internacionalização. Adota a metodologia qualitativa com uma abordagem exploratória em três empresas do setor que sofreram o processo de compra para ganharem escala e competitividade. A alta gestão das três empresas foi entrevistada por meio de um roteiro semi-estruturado que apresenta as práticas de gestão adotadas por essas empresas para internacionalização. Apresenta uma análise crítica em relação às principais tendências internacionais e nacionais identificadas na revisão da literatura.

Nenhum comentário: