quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Geoprocessamento e Logística

Geoprocessamento pode ser definido como o conjunto de ciências, tecnologias e técnicas empregadas na aquisição, armazenamento, gerenciamento, manipulação, cruzamento, exibição, documentação e distribuição de dados e informações geográficas.

Componentes do Geoprocessamento:Para se realizar o geoprocessamento são necessários cinco elementos, sendo eles:
Dados Geográficos: Para se realizar análises geográficas sobre uma dada porção da superfície terrestre, apenas mapas são insuficientes, é necessário que exista também descrições precisas acerca dos elementos cartográficos.

Equipamentos: As aplicações de geoprocessamento, geralmente necessitam de uma grande quantidade e diversidade de equipamentos. Obviamente, a aplicação que vai se fazer do geoprocessamento é o fator determinante em relação as características, quantidades e diversidades de equipamentos.

Recursos Humanos: Há alguns anos, o geoprocessamento era restrito a laboratórios montados utilizando-se grandes investimentos monetários e temporais. Ficava restrito a especialistas e pesquisadores que muitas vezes não conseguiam suprir suas instituições de informações espaciais em quantidade, qualidade e em tempo desejáveis.

Programas Computacionais: Atualmente todas as etapas do geoprocessamento: entrada, processamento e saída de informações são auxiliadas por programas computacionais. Nas últimas décadas, iniciou-se o desenvolvimento dos principais programas computacionais atualmente disponíveis, desde então este desenvolvimento não parou e a cada ano, a indústria disponibiliza programas computacionais cada vez mais rápidos, robustos e completos.

Métodos de Trabalho e/ou Aplicativos:
Em uma aplicação de geoprocessamento, todos os elementos anteriormente apresentados, necessitam serem integrados, a fim de que seja possível gerar informações geograficamente referenciadas na quantidade, qualidade e no tempo viável. Para que isso aconteça, é necessária a formulação de métodos de trabalhos ou ainda a materialização computacional de tais métodos através do chamados aplicativos.

Para mais informações visite o link abaixo:
http://www.satimagens.com/geoprocessamento.htm

Nenhum comentário: