quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Reportagem: Parceiros da Rede

O artigo “Parceiros da Rede” redigido por Viviane Maia e publicado na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, edição 226/novembro 2007, traz informações sobre a utilidade da internet no cenário de negociações empresariais.
A reportagem mostra a facilidade e simplicidade proporcionada pelas transações realizadas pela internet, possibilitando cada vez mais às empresas encontrar fornecedores, e realizar vendas de empresa para empresa.
Neste contexto, a internet pode oferecer a todo tipo de empresa alguns recursos para melhorar suas atividades, ampliando as vendas, auxiliando no contato com fornecedores e melhorando condições de compras, sendo assim uma ferramenta simples e de grande extensão, reduzindo tempo e distância.
Como exemplo destes contatos empresariais, a reportagem menciona os mercados virtuais abertos a pequenas, médias e grandes empresas, os chamados e-marketplaces. Os e-marketplaces excluem a necessidade de sites próprios para o comércio eletrônico e permitem, por exemplo, que pequenos empresários aumentem sua visibilidade e chances de sucesso em mercados dos quais muitas vezes não participavam. Os e-marketplaces funcionam ainda como uma espécie de catálogo eletrônico que permite encontrar nomes, telefones de compradores e de fornecedores de produtos.
De acordo com estudos de fundações especializadas nesse tipo de assunto, essas transações já são praticadas por milhares de organizações, estão cada vez mais consistentes e são responsáveis pela movimentação de grandes quantias em dinheiro.
Apesar das vantagens proporcionadas por essa nova modalidade de transações empresariais, é necessário um grande cuidado com possíveis trapaças por das partes envolvidas. Assim, o artigo atenta também para a importância de se verificar a veracidade das informações divulgadas nos sites e nas negociações, como pesquisa sobre as empresas, sua real existência e se possível, sua idoneidade.
Neste estudo sobre as oportunidades e facilidades que o uso da internet em geral pode proporcionar às empresas, vale ressaltar que a mesma edição da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, publicou o artigo “Escritório Eletrônico” que também abrange esse assunto. A diferença é que ele aborda situações voltadas para o desenvolvimento interno da empresa.
Numa lista publicada sobre os sites mais inovadores que existem, está o nome de uma empresa brasileira, a Aprex, que disponibiliza programas que facilitam a rotina interna de pequenas empresas das mais variadas formas. As empresas podem “acessar o site e marcar, por exemplo, uma reunião, trocar informações, construir um projeto de forma colaborativa, usar o bloco de notas ou mesmo guardar arquivos (...)”. Muitos programas são gratuitos e outros necessitam de pagamento de mensalidades razoáveis.
Pôde-se concluir com a leitura destas matérias que hoje estão disponíveis através das TICs, os mais variados tipos de métodos, ferramentas e etc., capazes de melhorar as atividades das empresas, agregar valor, reduzir custos e inseri-las cada vez mais nesse competitivo e mutante mercado global, já que não se pode negar que a tecnologia da informação é algo cada vez mais presente na vida dos indivíduos e das organizações.

Alunos(as): Bernardo, Izabella, Leandro, Melina e Paola

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