quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Nova Organização de TI
Publicado em 07-maio-2006

A nova organização de TI será menor, mais distribuída e mais dependente da cadeia de fornecedores. O principal foco será a inovação dos processos organizacionais a partir das tecnologias de informação. Os especialistas de TI deverão ser peritos em inovação e intra-empreendedores. A nova organização será efetivamente uma organização de serviços compartilhados para as diversas unidades de negócios da empresa. Será essencial a utilização de padrões de governança (ITIL, CMMI, PMP, Six Sigma e TQM) para a eficiência operacional. O modelo federado, uma mistura de centralização e serviços locais com determinados graus de autonomia, será importante para o controle de custos. Os sistemas de informação fragmentados deverão ser integrados através da arquitetura orientada a serviços (SOA), incluindo as cadeias de fornecedores e distribuidores. Algumas funções operacionais desaparecem das estruturas internas de TI, pois são fortes candidatas a terceirização. Administrar a infra-estrutura a um preço competitivo será o mínimo para garantir a sobrevivência da organização. O caminho para o crescimento das organizações de TI é a inovação.
A nova organização de TI estará focada na inovação dos processos organizacionais com um forte apoio de consultorias que trarão conhecimento especializado para a transformação dos negócios, promovendo o desenvolvimento de novos negócios baseados na tecnologia da informação. Não existe dúvida que os novos negócios terão como base o uso de novas tecnologias de informação, tais como o iPod, Skype e Google. As organizações deverão criar equipes de inovação e o melhor local para hospedar essas equipes é a área de TI pela proximidade das novas tecnologias.
Algumas empresas acreditam que a implantação de um sistema de gestão integrada é o suficiente para a alavancagem de novos negócios. Um ERP é importante para melhorar os processos operacionais e prover informações gerenciais para a tomada de decisão. Novos negócios vêm da introdução de processos inovadores e inéditos que, certamente, não foram desenvolvidos nos atuais ERPs.
Para conduzir um processo continuo de inovação organizacional é necessário que os profissionais de TI tornem-se peritos em inovação e tenham uma postura de intra-empreendedores. Esse, talvez seja um dos maiores desafios dos CIOs. As dificuldades começam na própria formação acadêmica dos profissionais que não foram treinados para serem empreendedores. Portanto, essa transformação deve começar na escola e as empresas devem fomentar a introdução de atividades de empreendedorismo nas Universidades. Os atuais sistemas de remuneração variada nas organizações modernas já possibilitam a recompensa dos peritos por idéias e implementações inovadoras. As organizações devem promover junto com suas áreas de RH programas de empreendedorismo para profissionais com perfil para proporcionar a formação do futuro profissional de TI.
www.scielo.br/pdf/gp

Postado por: Leandro Glauco

Nenhum comentário: