sábado, 29 de novembro de 2008

Tecnologia da informação
Enterprise Information Portal


Portais de informações empresariais são aplicativos que permitem às empresas libertar informações armazenadas interna e externamente, provendo aos usuários uma única via de acesso à informação personalizada necessária para a
Tomada de decisões de negócios.” Nesse relatório, o portal de informações empresariais ouEIP (Enterprise Information Portal) é considerado uma
oportunidade emergente de mercado, uma estratégia de negócios, constituindo-se em um conjunto de aplicativos de software que consolida, gerencia, analisa e distribui informações não só internamente, como também para o ambiente externo à organização, incluindo ferramentas de inteligência de negócios, gestão de conteúdo, data warehouse, gestão de dados e informações o suficiente para aliar duas funções dos portais corporativos, suporte à decisão e processamento cooperativo, o relatório, como um todo, não dá ênfase suficiente ao aspecto cooperativo, apesar de mencioná-lo.

o EIP para processamento de decisões auxilia executivos, gerentes e analistas de negócios no acesso às informações necessárias para a tomada de decisões de
negócios, enquanto o EIP para processamento cooperativo organiza e compartilha informações de grupos de trabalho,tais como mensagens de correio eletrônico, relatórios, memorandos, atas de reunião etc.

No mundo institucional, o portal tem o propósito de expor e fornecer informações específicas de negócio, dentro de determinado contexto, auxiliando os usuários de sistemas informatizados corporativos a encontrar as informações de que precisam para fazer frente aos concorrentes . O portal corporativo é considerado por como uma evolução do uso das Intranets, incorporando, a essa tecnologia, novas ferramentas que possibilitam identificação, captura, armazenamento, recuperação e distribuição de grandes quantidades de informações de múltiplas fontes, internas e externas, para os indivíduos e equipes de uma instituição . Assim como os portais públicos, os portais corporativos também passaram por estágios evolutivos, porém em um espaço de tempo bem menor.

Como crescente uso das intranets e da internet, muitas empresas chegam a deparar com dificuldades para dar vazão á sobrevivência de informação em diferentes níveis.
A informação pretendida muitas vezes está esparramadas por intermináveis documentos,e-mails e bancos de dados em sistemas diferentes.
Descobrir a relação relevante e acurada não raro é tarefa que consome tempo e depende de acesso a múltiplos sistemas, muitos deles com aplicações particulares.
Em conseqüência, as organizações acabam perendo boa parte do tempo últil de seus funcionários.
Uma solução para o problema da multilocalização e repetição dos dados é fornecida pelos portais.
Os portais proporcionam acesso direcionado para dados,informações e conhecimentos corporativos . Por intermédio de um ambiente baseado em intranet.
Em contraste com portais de internet (tais como Yahoo) que são a porta de entrada na internet, os portais corporativos propiciam acesso de ponta única a informações e aplicações de uma organização disponíveis na internet , intranet , e extranet.

Referência Bibliografica:
Livro : Tecnologia da informação ; editora artmed 3º edição

searchsap.techtarget.com

en.wikipedia.org/wiki/Enterprise_information_portal

Nenhum comentário: